O desequilíbrio da microbiota oral desencadeia determinadas doenças orais, como a periodontite, e pode ser um gatilho para doenças sistêmicas, como doenças intestinais e cardíacas.
Você sabe o que é a microbiota oral?
As bactérias da boca fazem parte do que chamamos de microbiota oral. O termo microbiota tem sido muito utilizado nos últimos tempos, e se refere a vasta comunidade de microrganismos que habitam determinada região do nosso corpo, como por exemplo boca, intestino, vagina, pele, e isso inclui fungos, vírus, arqueas, sendo as bactérias os microrganismos mais predominantes.
Mas afinal, existem mais bactérias ruins ou boas na cavidade bucal?
Isso depende de muitos fatores!
Ter uma microbiota oral em equilíbrio, com predomínio de bactérias benéficas, ou em desequilíbrio, com predomínio de bactérias prejudiciais, está diretamente ligada a qualidade da higienização oral, alimentação, genética, doenças existentes, uso de medicamentos, etc.
Hoje em dia é possível saber se a microbiota oral está em desequilíbrio através do sequenciamento genético dos microrganismos que compõe a microbiota oral.
Microbiota em equilíbrio
Uma microbiota oral em equilíbrio proporciona inúmeros benefícios, pois desempenha um papel crucial na manutenção da homeostase oral, protegendo a cavidade oral e prevenindo o desenvolvimento de doenças.
Um dos principais benefícios em ter bactérias benéficas como parte da microbiota oral é a prevenção do crescimento de bactérias nocivas. E a prevenção pode ocorrer através da:
➡️ Regulação do pH;
➡️ Competição de nutrientes;
➡️ Produção de compostos anti-inflamatórios;
➡️ Formação de biofilme protetor na superfície do dente.
Microbiota em desequilíbrio
O desequilíbrio da microbiota oral desencadeia determinadas doenças orais, como a periodontite, e pode ser um gatilho para doenças sistêmicas, como doenças intestinais e cardíacas.
As bactérias que são consideradas prejudiciais quando a microbiota oral está em desequilíbrio são responsáveis por:
➡️ Causar inflamação oral, com consequentes danos em ossos responsáveis pela sustentação dos dentes;
➡️ Inibir o crescimento de bactérias benéficas;
➡️ Desencadear processos inflamatórios;
➡️ Alterar o pH da boca;
➡️ Gerar abcessos.
Abaixo temos alguns fatores que afetam negativamente a sua saúde oral e podem levar ao desequilíbrio da microbiota oral:
Má higiene dental;
Alimentação de má qualidade (rica em alimentos açucarados, processados e ácidos);
Produtos antimicrobianos para a boca;
Cigarro eletrônico e tabaco;
Bebida alcoólica em excesso.
Atualmente, há vários estudos que relatam a associação de uma microbiota oral em desequilíbrio à doenças orais e possíveis doenças sistêmicas. E, com isso, cada vez mais os profissionais da saúde sentem a necessidade de verificar com precisão e assertividade a composição de bactérias orais de seus pacientes.
Exame genético de microbioma oral
Realizar o exame de microbioma oral pode fornecer informações valiosas sobre bactérias que habitam a boca e as possíveis relações com a saúde.
Quer saber mais sobre nosso exame de microbioma oral? Clique aqui!
Tenha resultados precisos em suas mãos e aumente a qualidade de vida do seu paciente! ORALBIOME: uma forma inovadora de cuidar da saúde bucal!
Fontes:
Allan, R., et al. The oralome and its dysbiosis: New insights into oral microbiome-host interactions, 2021. https://doi.org/10.1016/j.csbj.2021.02.010
Deo, P. N., et al. Oral microbiome: Unveiling the fundamentals, 2019. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31110428/
Hou, K., et al. Microbiota in health and diseases, 2022. https://doi.org/10.1038/s41392-022-00974-4
Kilian, M., et al. The oral microbiome – an update for oral healthcare professionals, 2016. https://doi.org/10.1038/sj.bdj.2016.865
Lamont, R.J., et al. The oral microbiota: dynamic communities and host interactions, 2018. https://doi.org/10.1038/s41579-018-0089-x
Peng, X., et al. Oral microbiota in human systematic diseases, 2022. https://doi.org/10.1038/s41368-022-00163-7